Hoje sexta feira 09/11 quando estava voltando do trabalho, me deparei com um grupo de crianças tirando fotos em um jardim de uma casa, quando eu fui ver tinha uma tatu (Dasypus novemcinctus) mais conhecido como tatu galinha, ele estava muito assustado com a quantidade de pessoas ao seu redor.
Logo depois, ele foi removido do local onde estava e levado ate seu habitat, eu mesmo o levei com a autorização do corpo de bombeiros.
Agora se fosse com voce, o que faria?
Bem, aqui vão algumas dicas do que fazer quando nos depararmos com uma situação dessa.
Os animais silvestres também são protegidos pela Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), e notificações podem ser feitas à Polícia Florestal (onde houver) e ao IBAMA, através da "Linha Verde": 0800-618080 (ligação gratuita).
Em caso de animais venenosos procure manter distancia para não ser atacado pelo mesmo.
Tambem pode ligar para o Corpo de Bombeiros, eles tambem tem treinamentos para esse tipo de situação (193).
Os animais silvestres também podém causar acidentes de transito quando se assustam e fogem pelas ruas.
Alguns podem transmitir certos tipos de doenças no caso capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) que carrega o carrapato - estrela (Amblyomma cajennense) transmissor da Febre Maculosa.
"Bom e isso, eu achei interessante fazer esse post pois esses tipos de coisas podem acontecer com qualquer um, pois nao existe mais um limite fixo entre área verde e área urbana. Sendo assim é bom termos uma pequena noção do que fazer quando se deparar com um animal silvestre fora de seu habitat."
Nenhum comentário:
Postar um comentário