quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Foto: Conhecido como sapo-tartaruga (Myobatrachus gouldii) esta espécie de sapo tem uma forma corporal semelhante a uma pequena tartaruga com sua casca removida. A cabeça é muito pequena, com redução de olhos, e bastante distinta do corpo, ao contrário da maioria dos outros sapos. Pertence a uma espécie endêmica na Austrália. 

Foto/reprodução: frogwatch.museum.wa.gov.au
http://agroba.se/129w2O0Conhecido como sapo-tartaruga (Myobatrachus gouldii) esta espécie de sapo tem uma forma corporal semelhante a uma pequena tartaruga com sua casca removida. A cabeça é muito pequena, com redução de olhos, e bastante distinta do corpo, ao contrário da maioria dos outros sapos. Pertence a uma espécie endêmica na Austrália.

Foto/reprodução: frogwatch.museum.wa.gov.au
http://agroba.se/129w2O0
Foto: Você conhece a formiga suicida?

Há uma espécie de formiga encontrada na Malásia e Brunei cujas operárias tem um método de autodefesa particularmente explosivo. Elas possuem uma glândula mandibular alargada, com um tipo de “cola tóxica” que percorre o corpo todo. Quando elas contraem o abdômen, a glândula explode dentro delas. Elas morrem, mas protegem o resto de sua colônia. Isso porque um jorro desagradável de secreções grudentas sai da frente de sua cabeça, fazendo os membros de sua vítima ficarem presos; em outras palavras, torna-a indefesa contra o ataque da colônia. Sem falar no coquetel de produtos químicos que passa a cobrir o corpo das mesmas.

Matéria completa: Hypescience
http://agroba.se/129xVKrVocê conhece a formiga suicida?

Há uma espécie de formiga encontrada na Malásia e Brunei cujas operárias tem um método de autodefesa particularmente explosivo. Elas possuem uma glândula mandibular alargada, com um tipo de “cola tóxica” que percorre o corpo todo. Quando elas contraem o abdômen, a glândula explode dentro delas. Elas morrem, mas protegem o resto de sua colônia. Isso porque um jorro desagradável de secreções grudentas sai da frente de sua cabeça, fazendo os membros de sua vítima ficarem presos; em outras palavras, torna-a indefesa contra o ataque da colônia. Sem falar no coquetel de produtos químicos que passa a cobrir o corpo das mesmas.

Matéria completa: Hypescience
http://agroba.se/129xVKr
European tree frog (Hyla arborea)

Foto: ricardgarcia5
http://agroba.se/12b93SL

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Foto: Pra quem diz que guarujá nao tem tubarão!!! filhote de tubarão 
(cação) capturado proximo a ilha da pombeva (praia da pitangueiras) 

Texto e foto enviada por Matheus H. Toledo -  Fã Viver Em Santos

Envie suas fotos direto no MURAL OU NA INBOX e se Inscreva pelo: http://www.youtube.com/subscription_center?add_user=ViverEmSantosTVMangona (Carcharias taurus) é "capturada" na Praia de Pitangueiras no Guarujá.

Esses animais tem sido vítimas frequentes das redes de pescadores em praias do litoral de SP como Guarujá, Praia Grande e Itanhaém nos últimos anos.

Qual sua opinião sobre o assunto?
Pra quem diz que guarujá nao tem tubarão!!! filhote de tubarão
(cação) capturado proximo a ilha da pombeva (praia da pitangueiras)

Texto e foto enviada por Matheus H. Toledo - Fã Viver Em Santos

Envie suas fotos direto no MURAL OU NA INBOX e se Inscreva pelo: http://www.youtube.com/subscription_center?add_user=ViverEmSantosTV
Foto: Conhecido em outros países como Tokay gecko (Gekko gecko) este animal vive em uma grande variedade de habitats, como florestas de terras baixas e altas, e até mesmo em grandes áreas urbanas.

Foto: shekainah d. alaban
http://agroba.se/XAftGmConhecido em outros países como Tokay gecko (Gekko gecko) este animal vive em uma grande variedade de habitats, como florestas de terras baixas e altas, e até mesmo em grandes áreas urbanas.

Foto: shekainah d. alaban
http://agroba.se/XAftGm

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nascimento de fihotes de tartaruga

Foto/reprodução: autor desconhecido/Pinterest

Titan Triggerfish (Balistoides viridescens)

Foto: Enric Sala/National Geographic
Foto: Conhecido como Desert Grassland Scorpion (Paruroctonus utahensis) este animal chama a atenção pela sua capacidade de brilhar no escuro. De acordo com cientistas norte americanos, o brilho verde que eles emitem sob luz ultravioleta serve como um instrumento rudimentar para decidir se a luz refletida pela lua está muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança.

Matéria completa: Revista Galileu
http://agroba.se/137ZO4LConhecido como Desert Grassland Scorpion (Paruroctonus utahensis) este animal chama a atenção pela sua capacidade de brilhar no escuro. De acordo com cientistas norte americanos, o brilho verde que eles emitem sob luz ultravioleta serve como um instrumento rudimentar para decidir se a luz refletida pela lua está muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança.

Matéria completa: Revista Galileu
http://agroba.se/137ZO4L

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pesquisadores fotografam pela primeira vez filhote de tatu-canastra

Uma equipe de pesquisadores registrou no Pantanal o que dizem ser as primeiras imagens já feitas de um filhote de tatu-canastra (Priodontes maximus).
As fotos inéditas do animal foram feitas na Fazenda Baía das Pedras, no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.
Desde novembro de 2011, a equipe do Projeto Tatu-Canastra Pantanal monitora uma fêmea adulta da espécie com ajuda de radiotelemetria e armadilhas fotográficas.

Tatu-canastra e o filhote são vistos saindo da toca (Foto: Pantanal Giant Armadillo Project/Fazenda Baía das Pedras) 
Tatu e filhote são vistos saindo da toca (Foto: Pantanal Giant Armadillo Project/Fazenda Baía das Pedras)
Em junho de 2012, a fêmea foi observada pela primeira vez compartilhando sua toca com um macho adulto. Eles permaneceram juntos por alguns dias, mas, depois, o macho desapareceu e nunca mais foi visto.
A fêmea continuou com seu comportamento e alimentação normais até que, em novembro do ano passado, os hábitos do mamífero mudaram. Em vez de mudar de toca periodicamente, como de costume, o animal começou a reutilizar a mesma toca por mais de 30 dias.
A partir daí, a equipe de pesquisadores começou a monitorar o local mais de perto, até que, três semanas depois, as armadilhas fotográficas conseguiram capturar o focinho do filhote quando a fêmea entrava em casa.

Fotos inéditas foram feitas na Fazenda Baía das Pedras, em Aquidauana, Pantanal sul-matogrossense. (Foto: Kevin Schafer/Pantanal Giant Armadillo Project/Fazenda Baía das Pedras  ) 
Fotos inéditas do tatu-canastra foram feitas na Fazenda Baía das Pedras, em Aquidauana, no Pantanal sul-matogrossense (Foto: Kevin Schafer/Pantanal Giant Armadillo Project/Fazenda Baía das Pedras )

A primeira foto de corpo inteiro do filhote foi tirada cerca de quatro semanas após o nascimento dele, quando os dois animais mudavam de toca e o filhote seguiu a mãe por aproximadamente 200 metros.
"Documentar o nascimento de um filhote de tatu-canastra é um passo extraordinário, que nos ajudará a compreender a biologia e reprodução dessa espécie tão enigmática, para que finalmente possamos conservá-la", afirmou Arnaud Desbiez, coordenador do Projeto Tatu-Canastra Pantanal.
Os cientistas já haviam observado rastros de um tatu-canastra adulto seguido de outro menor, o que, de acordo com eles, potencialmente confirma a gestação de apenas um filhote por vez.
No entanto, os pesquisadores ainda não sabem, por exemplo, qual é o intervalo entre uma gravidez e outra.
"Isso ilustra a importância de estudos de longo prazo e a necessidade de árdua dedicação da equipe, a fim de obter as informações cruciais para a conservação de espécies raras", disse Desbiez.

Vulnerável

O tatu-canastra pode chegar a 1,5 metro (da cabeça à cauda) e pesar cerca de 50 quilos. Ele tem hábitos noturnos e enormes garras, que podem chegar a medir 20 centímetros.
O habitat desse animal está espalhado por toda a América do Sul. Ele é encontrado em florestas tropicais e também no cerrado, mas seu comportamento reprodutivo ainda é pouco conhecido.
A espécie está classificada como "vulnerável" pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em Inglês). A queda da população do tatu-canastra pode estar associada à perda de seu habitat natural.
Os pesquisadores do projeto relatam que a maior parte dos moradores da área onde se concentram os estudos do tatu-canastra – muitos deles nascidos e criados na região – nunca viu o animal, acreditando que ele já estava extinto.
O Projeto Tatu-Canastra Pantanal teve início em julho de 2010, na Fazenda Baía das Pedras, e é uma parceria com a ONG escocesa Royal Zoological Society of Scotland, além da ONG brasileira Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) e outras instituições em vários países.

 Fonte: g1.globo.com

 Curta nossa pagina no facebook: https://www.facebook.com/Biologiandu 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Foto: Foto: autor desconhecido
Foto: O pichiciego (Chlamyphorus truncatus) é a menor espécie de tatu do planeta. A espécie faz parte da família Dasypodidae, que são conhecidos por terem uma concha de armadura óssea. O animal mede cerca de 9 a 15 centímetros de comprimento e um dos únicos mamíferos subterrâneos da América do Sul.

Fonte: Canal Azul TV
http://agroba.se/QGNPqfO pichiciego (Chlamyphorus truncatus) é a menor espécie de tatu do planeta. A espécie faz parte da família Dasypodidae, que são conhecidos por terem uma concha de armadura óssea. O animal mede cerca de 9 a 15 centímetros de comprimento e um dos únicos mamíferos subterrâneos da América do Sul.

 
 
 
 
 
 
Fonte: Canal Azul TV
http://agroba.se/QGNPqf

- Saiba o que é APP - Área de Preservação Permanente

O que é área de preservação permanente?
Segundo o Código Florestal (Lei Federal nº 4.771/65), área de preservação permanente é toda aquela constante em seus artigos 2º e 3º, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Desse modo, as áreas desprovidas de vegetação também podem ser consideradas de preservação permanente.

Quais são as áreas de preservação permanente?
São áreas de preservação permanente (APP), segundo o Código Florestal:

a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será:
1 - de 30 (trinta) metros para os cursos d'água de menos de 10 (dez) metros de largura;
2 - de 50 (cinqüenta) metros para os cursos d'água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinqüenta) metros de largura;
3 - de 100 (cem) metros para os cursos d'água que tenham de 50 (cinqüenta) a 200 (duzentos) metros de largura;
4 - de 200 (duzentos) metros para os cursos d'água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;
5 - de 500 (quinhentos) metros para os cursos d'água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água naturais ou artificiais;

c) nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados "olhos d'água", qualquer que seja a sua situação topográfica, num raio mínimo de 50 (cinqüenta) metros de largura;

d) no topo de morros, montes, montanhas e serras;

e) nas encostas ou partes destas, com declividade superior a 45°, equivalente a 100% na linha de maior declive;

f) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues;

g) nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projeções horizontais;

h) em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetação.

i) nas áreas metropolitanas definidas em lei.

Consideram-se, ainda, de preservação permanente, quando assim declaradas por ato do Poder Público, as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas:

a) a atenuar a erosão das terras;

b) a fixar as dunas;

c) a formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias;

d) a auxiliar a defesa do território nacional a critério das autoridades militares;

e) a proteger sítios de excepcional beleza ou de valor científico ou histórico;

f) a asilar exemplares da fauna ou flora ameaçados de extinção;

g) a manter o ambiente necessário à vida das populações silvícolas;

h) a assegurar condições de bem-estar público.

Legislação de referência

Lei Federal nº 4.771/65
Resolução CONAMA Nº 302, de 20 de março de 2002
Resolução CONAMA Nº 303, de 20 de março de 2002
Resolução CONAMA Nº 369, de 28 de março de 2006

Fonte: CETESB

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Foto: Comumente conhecida como abelha de listras azul (Amegilla cingulata) este animal é nativo da Austrália e é caracterizado por preferir viver solitário ao invés de em grandes coméias.

Foto: SatyenM

Fonte: Project Noah
http://agroba.se/XiN5obComumente conhecida como abelha de listras azul (Amegilla cingulata) este animal é nativo da Austrália e é caracterizado por preferir viver solitário ao invés de em grandes coméias.

Foto: SatyenM

Fonte: Project Noah
http://agroba.se/XiN5ob
Foto: Formiga-panda (Euspinolia ornatula)

Foto: ChrisLukhaup
http://agroba.se/XjlB1r
Formiga-panda (Euspinolia ornatula)

Foto: ChrisLukhaup
http://agroba.se/XjlB1r

Foto: Borboleta da espécie Atrophaneura dasarada, encontrada na Ásia. 

Foto: Peizee
http://agroba.se/WKYXCV
Borboleta da espécie Atrophaneura dasarada, encontrada na Ásia.

Foto: O cogumelo luminoso (Mycena sp.) emite um pequeno brilho que só é visível durante a noite. Os pesquisadores ainda não sabem ao certo de que forma esses cogumelos emitem luminosidade. Eles suspeitam, no entanto, que seja da mesma forma que o vaga-lume: uma mistura química entre luciferina e luciferase.

Foto: DiveMUster/ Lim Eng Hoo
http://agroba.se/WLPVFSO cogumelo luminoso (Mycena sp.) emite um pequeno brilho que só é visível durante a noite. Os pesquisadores ainda não sabem ao certo de que forma esses cogumelos emitem luminosidade. Eles suspeitam, no entanto, que seja da mesma forma que o vaga-lume: uma mistura química entre luciferina e luciferase.

Foto: DiveMUster/ Lim Eng Hoo
http://agroba.se/WLPVFS
Foto: Conhecido como peixe-diabo-negro, este animal pertence a espécie Melanocetus johnsonii. Esse peixe tem uma interessante estratégia de caça: como vive em áreas muito profundas do mar, onde a luz praticamente não penetra, ele usa um apêndice bioluminescente bem em frente aos dentes, que atrai as presas e serve como uma "vara de pescar brilhante".

Fonte: HypeScience 
http://agroba.se/11LeCpgConhecido como peixe-diabo-negro, este animal pertence a espécie Melanocetus johnsonii. Esse peixe tem uma interessante estratégia de caça: como vive em áreas muito profundas do mar, onde a luz praticamente não penetra, ele usa um apêndice bioluminescente bem em frente aos dentes, que atrai as presas e serve como uma "vara de pescar brilhante".

Fonte: HypeScience
http://agroba.se/11LeCpg
Foto: Conhecidos como caranguejo pugilista, caranguejo pom-pom e caranguejo boxeador (Lybia tesselatta), estes crustáceos são notáveis por seu mutualismo com anêmonas do mar, que eles mantém entre suas garras para sua defesa. Em troca, as anêmonas são capacitadas a capturar mais partículas de alimentos com seus tentáculos.

Foto: autor desconhecido

Fonte: Negócio Digital
http://agroba.se/WNreZFConhecidos como caranguejo pugilista, caranguejo pom-pom e caranguejo boxeador (Lybia tesselatta), estes crustáceos são notáveis por seu mutualismo com anêmonas do mar, que eles mantém entre suas garras para sua defesa. Em troca, as anêmonas são capacitadas a capturar mais partículas de alimentos com seus tentáculos.

Foto: autor desconhecido

Fonte: Negócio Digital
http://agroba.se/WNreZF
Foto: O termo camarão-de-estalo ou camarão-pistola é a designação comum aos pequenos camarões marinhos, da família dos alfeídeos (Alpheidae), encontrados usualmente entre pedras ou em buracos. Ele recebe este nome pois possui um dos quelópodes muito desenvolvido que, ao se fechar, produz não apenas um som de estalo, mas também uma onda de choque que atinge sua presa, se não matando-a, colocando-a indefesa.

Foto: Ellen Muller

Fonte: Animal World
http://agroba.se/UytRQPO termo camarão-de-estalo ou camarão-pistola é a designação comum aos pequenos camarões marinhos, da família dos alfeídeos (Alpheidae), encontrados usualmente entre pedras ou em buracos. Ele recebe este nome pois possui um dos quelópodes muito desenvolvido que, ao se fechar, produz não apenas um som de estalo, mas também uma onda de choque que atinge sua presa, se não matando-a, colocando-a indefesa.

Foto: Ellen Muller

Fonte: Animal World
http://agroba.se/UytRQP
Foto: A aranha caranguejo (Platythomisus octomaculatus) pertence a uma das poucas famílias de aranha que não fazem teias. Esta aranha produz uma espécie de seda que saem das suas glândulas fiandeiras, também chamadas de fieiras. Estes fios de seda são utilizados para construção de casulos e para a proteção dos ovos, por exemplo,

Foto: autor desconhecido

Fonte: Canal Azul TV
http://agroba.se/XlEDWYA aranha caranguejo (Platythomisus octomaculatus) pertence a uma das poucas famílias de aranha que não fazem teias. Esta aranha produz uma espécie de seda que saem das suas glândulas fiandeiras, também chamadas de fieiras. Estes fios de seda são utilizados para construção de casulos e para a proteção dos ovos, por exemplo,

Foto: autor desconhecido

Fonte: Canal Azul TV
http://agroba.se/XlEDWY
Foto: Mariposa da espécie Actias selene encontrada no Japão.

Foto: Bob Jenson Photography
http://agroba.se/UDHrCx
 
Mariposa da espécie Actias selene encontrada no Japão.
Foto: Bob Jenson Photography
http://agroba.se/UDHrCx
Foto: Conhecido como banana wrasse (Thalassoma lunare) este peixe da família Labridae é encontrado nos oceanos Indo-Pacífico em profundidades entre 1 e 20m. Os juvenis são azuis na metade inferior do corpo. Além disso, eles têm um ponto preto no meio da barbatana dorsal e uma mancha preta na base da nadadeira caudal. A medida que amadurecem, o local se transforma em um crescente amarelo, daí o nome que faz referência à banana. 

Foto/reprodução: Panoramio/marinemetadata

Fonte: Animals Animals
http://agroba.se/VFPNVbConhecido como banana wrasse (Thalassoma lunare) este peixe da família Labridae é encontrado nos oceanos Indo-Pacífico em profundidades entre 1 e 20m. Os juvenis são azuis na metade inferior do corpo. Além disso, eles têm um ponto preto no meio da barbatana dorsal e uma mancha preta na base da nadadeira caudal. A medida que amadurecem, o local se transforma em um crescente amarelo, daí o nome que faz referência à banana.

Foto/reprodução: Panoramio/marinemetadata

Fonte: Animals Animals
http://agroba.se/VFPNVb
Foto: A arraia de manchas azuis (Taeniura lymma) é um animal tímido que quando se sente ameaçado defende-se com a cauda, utilizando-a como um chicote. Pode ter de 1 a 2 espigões fortes e venenosos, que podem provocar ferimentos muito graves, por vezes fatais.

Foto: Alexander Semenov
http://agroba.se/VHpVYOA arraia de manchas azuis (Taeniura lymma) é um animal tímido que quando se sente ameaçado defende-se com a cauda, utilizando-a como um chicote. Pode ter de 1 a 2 espigões fortes e venenosos, que podem provocar ferimentos muito graves, por vezes fatais.

Foto: Alexander Semenov
http://agroba.se/VHpVYO
Foto: O estorninho-de-hildebrandt (Lamprotornis hildebrandti) é uma espécie de passeriforme da família Sturnida e pode ser encontrado no Quénia e Tanzânia.

Foto: Noel Feans
http://agroba.se/UytRQPO estorninho-de-hildebrandt (Lamprotornis hildebrandti) é uma espécie de passeriforme da família Sturnida e pode ser encontrado no Quénia e Tanzânia.

Foto: Noel Feans
http://agroba.se/UytRQP
Foto: Búteo-de-cauda-vermelha ou mioto-da-Jamaica leucístico (Buteo jamaicensis) encontrado na América do Norte. 
O leucismo é a falta de pigmentação em parte do corpo de algum animal, podendo ter fundo genético (hereditário ou não), metábólico ou até de alimentação. O resultado normalmente são regiões corpóreas de coloração branca, em maior ou menor extensão, onde naturalmente deveria ocorrer alguma pigmentação. Indivíduos irregularmente manchados de branco são também comumente chamados de "arlequim". Ao contrário do albinismo, que é a ausência completa de melanina, o leucismo pode envolver outros tipos de pigmento.

Foto: Jason Penney / J Centavo on Flickr
http://agroba.se/VJ0Z3fBúteo-de-cauda-vermelha ou mioto-da-Jamaica leucístico (Buteo jamaicensis) encontrado na América do Norte.
O leucismo é a falta de pigmentação em parte do corpo de algum animal, podendo ter fundo genético (hereditário ou não), metábólico ou até de alimentação. O resultado normalmente são regiões corpóreas de coloração branca, em maior ou menor extensão, onde naturalmente deveria ocorrer alguma pigmentação. Indivíduos irregularmente manchados de branco são também comumente chamados de "arlequim". Ao contrário do albinismo, que é a ausência completa de melanina, o leucismo pode envolver outros tipos de pigmento.

Foto: Jason Penney / J Centavo on Flickr
http://agroba.se/VJ0Z3f
Foto: A cobra coral azul da malásia (Calliophis bivirgatus) é uma cobra coral de tamanho médio e extremamente venenosa. Os adultos chegam geralmente até 140 centímetros de comprimento, embora exemplares maiores tenham sido capturados. A cor é indigo ou azul profundo, com linhas azul ou branco ao longo de cada lado do corpo. A cabeça, ventre e cauda geralmente são em um tom vermelho brilhante.

Foto: Manticor@

Fonte: Animal World
http://agroba.se/WHBlzZA cobra coral azul da malásia (Calliophis bivirgatus) é uma cobra coral de tamanho médio e extremamente venenosa. Os adultos chegam geralmente até 140 centímetros de comprimento, embora exemplares maiores tenham sido capturados. A cor é indigo ou azul profundo, com linhas azul ou branco ao longo de cada lado do corpo. A cabeça, ventre e cauda geralmente são em um tom vermelho brilhante.

Foto: Manticor@

Fonte: Animal World
http://agroba.se/WHBlzZ
Foto: Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada). Sendo uma das maiores árvores do mundo, o baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal. É uma árvore que chega a alcançar alturas de 5 a 25m (excepcionalmente 30m), e até 7m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11m). Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.

Fonte: Revista Planeta
http://agroba.se/VgeAC0Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espé...Ver mais
Foto: O peixe-folha é um pequeno peixe dulcícolas da família Polycentridae, original da América do Sul. Sua aparência estranha e semelhante a uma folha o torna interessante para aquariofilistas.

Foto: Peter Pfeffer
http://agroba.se/Vh1Db3O peixe-folha é um pequeno peixe dulcícolas da família Polycentridae, original da América do Sul. Sua aparência estranha e semelhante a uma folha o torna interessante para aquariofilistas.

Foto: Peter Pfeffer
http://agroba.se/Vh1Db3
Foto: O sapo-azul (Dendrobates azureus) possui cores chamativas que advertem os possíveis predadores e contém um potente veneno neurotóxico na pele.

Foto: Brando Alms/Getty Images/iStockphotos
http://agroba.se/VhXCTKO sapo-azul (Dendrobates azureus) possui cores chamativas que advertem os possíveis predadores e contém um potente veneno neurotóxico na pele.

Foto: Brando Alms/Getty Images/iStockphotos
http://agroba.se/VhXCTK
Foto: Lesma-do-mar com órgão sexual 'descartável' surpreende cientistas 

A observação de uma lesma-do-mar capaz que se reproduzir usando um órgão sexual "descartável" está surpreendendo os cientistas. Pesquisadores japoneses vinham observando há algum tempo os hábitos de acasalamento inusitados da espécie Chromodoris reticulata, encontrada no Oceano Pacífico.

Agora, eles publicaram um estudo sobre o tema na revista "Biology Letters", da Real Sociedade Britânica, relatando o registro, pela primeira vez, de uma criatura que pode copular repetidas vezes com o que foi descrito com um "órgão sexual descartável".

Uma equipe japonesa observou lesmas-do-mar coletadas em recifes de coral rasos no país, analisando 31 cópulas. Segundo os registros, logo após o acasalamento, essas criaturas se desfaziam de seus órgãos sexuais masculinos, deixando-os no fundo do tanque de estudo.

Em apenas 24 horas, porém, as lesmas já tinham se regenerado e estavam prontas para acasalar mais uma vez, com "novos" órgãos sexuais.

Foto: Foto: Jim Anderson

Matéria completa: G1
http://agroba.se/WqIwuBLesma-do-mar com órgão sexual 'descartável' surpreende cientistas

A observação de uma lesma-do-mar capaz que se reproduzir usando um órgão sexual "descartável" está surpreendendo os cientistas. Pesquisadores japoneses vinham observando há...Ver mais
Foto: Conhecido como caracol cubano ou o caracol pintado (Polymita picta), este animal é conhecido por sua concha que é bastante colorida. Essas conchas são procurados por colecionadores e usadas para fazer jóias e bijuterias. Como resultado, este animal tornou-se uma espécie ameaçada.

Foto: Adrián González Guillén
http://agroba.se/VjB0CnConhecido como caracol cubano ou o caracol pintado (Polymita picta), este animal é conhecido por sua concha que é bastante colorida. Essas conchas são procurados por colecionadores e usadas para fazer jóias e bijuterias. Como resultado, este animal tornou-se uma espécie ameaçada.

Foto: Adrián González Guillén
http://agroba.se/VjB0Cn
Foto: é chegada a temporada de chuva na cidade, e consequentemente o aparecimento dos tão "temidos" sapos,pererecas e rãs. E por ainda uma questão cultural (pra mim + conhecido como ignorância), muitas pessoas ainda jogam sal em cima dos sapos com o intuito de expulsá-lo do local. 

Acontece que fazendo isso vc pode acabar asfixiando o animal, pois eles respiram também através da pele, cerca de metade da absorção de oxigênio acontece por meio dela, sem contar com a dor que ele sente. 

Mesmo que vc ñ ache, os anuros são de extrema importância p/ o equilíbrio da natureza, eles controlam a população de mosquitos (principais vetores de doenças como dengue, febre amarela e malária) e outros invertebrados. Caso ele entre na sua casa, apenas guie-o com uma vassoura por exemplo, até a porta, isso bastará.

Vamos divulgar essa idéia, NAO JOGUE SAL NOS SAPOS, sua vida tbm depende deles!!!! :)E chegada a temporada de chuva na cidade, e consequentemente o aparecimento dos tão "temidos" sapos,pererecas e rãs. E por ainda uma questão cultural (pra mim + conhecido como ignorância), muitas pessoas ainda jogam sal em cima dos sapos com o intuito de expulsá-lo do local.

Acontece que fazendo isso vc pode acabar asfixiando o animal, pois eles respiram também através da pele, cerca de metade da absorção de oxigênio acontece por meio dela, sem contar com a dor que ele sente.

Mesmo que vc ñ ache, os anuros são de extrema importância p/ o equilíbrio da natureza, eles controlam a população de mosquitos (principais vetores de doenças como dengue, febre amarela e malária) e outros invertebrados. Caso ele entre na sua casa, apenas guie-o com uma vassoura por exemplo, até a porta, isso bastará.

Vamos divulgar essa idéia, NAO JOGUE SAL NOS SAPOS, sua vida tbm depende deles!!!! :)