sábado, 22 de setembro de 2012

Donos guardam células na esperança de clonar animais no futuro

Karla Matiassofre só de pensar que a yorkshire Sandy tem no máximo mais dois ou três anos de vida. Foi então que decidiu: quer tentar cloná-la.

Bióloga, Karla pesquisou na internet até encontrar uma empresa que congelasse células em nitrogênio. Achou uma, em Mogi Mirim (interior de São Paulo), que trabalha com clonagem de bovinos.

Em seguida, propôs à empresa que armazenasse as células do animal. "Pensei em tentar aumentar a expectativa de vida da Sandy e, no futuro, vir a fazer um clone."

A empresa aceitou, mas deixou claro que não conseguiria dar prazos nem garantias. Karla topou mesmo assim: pagou R$ 2.000 pela retirada e armazenamento das células, mais um salário mínimo (R$ 620) a cada ano que o material ficar congelado.

Matéria completa (Folha) - http://agroba.se/PP6v1j
 
Tartaruga-aligator: mordida mais forte que a de um leão
Uma das maiores e mais agressivas espécies de água doce

Com uma mordida muito poderosa (mais forte que a de um leão e uma hiena), a tartaruga-aligator é capaz de quebrar ossos, por isso sua alimentação é muito variada. Peixes, lagostas, anfíbios, patos, garças, roedores e até filhotes de crocodilos podem ser devorados por ela.

Foto: Norbert Nagel
Matéria Completa: Canal Azul TV
http://agroba.se/wXhoXr

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nova espécie de macaco 'loiro' é descoberta na África

Cientistas descobriram uma nova espécie de macaco nas florestas da República Democrática do Congo (RDC), na África. Conhecido pela população local como macaco-lesula, o animal tem grandes olhos cor-de-mel, rosto e peito cobertos por pelos loiros, com pelagem levemente negra no topo da cabeça e tom mais escuro nos ombros, braços, patas e no corpo.

Foto: reprodução/"PLoS One"

Matéria completa: G1
http://agroba.se/OK9F6W

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Menino vai vender âmbar raro para ajudar animais

Charlie Naysmith, de apenas 8 anos, passeava pela praia de Hengistbury Head, no sul do Reino Unido, quando encontrou aquilo que pensava ser uma simples pedra. No entanto, a descoberta acabou por se revelar um raro âmbar de vômito de cachalote que poderá valer cerca de 50 mil euros. O objetivo do menino é, agora, usar o montante para construir um abrigo para animais.

Numa entrevista concedida à ABCNews, Charlie e o pai, Alex Naysmith, confessaram que só se deram conta do que tinham descoberto depois de uma pesquisa na Internet. Este âmbar, que é expelido das entranhas da baleia através do vômito, é muito procurado pelos fabricantes de perfumes caros porque emana um odor suave.

Apelidado de “ouro flutuante” pelos cientistas, o âmbar é um excremento natural que os cachalotes usam como digestivo e é expelido pelo abdómen destes animais a quilômetros da costa. Após uma exposição prolongada ao sol e à água salgada, transforma-se numa pedra compacta com um cheiro agradável.

Até agora apenas um biólogo local, do Sul da Inglaterra, analisou o âmbar que acredita ter mais de 200 anos. Alex está convencido que o âmbar esteve a flutuar durante décadas no mar e convida qualquer especialista que esteja disponível para viajar até ao país e analisar a “pedra”.

Caso seja vendido, o achado vai render ao menino um montante muito elevado. Porém, Charlie já sabe que destino irá dar-lhe. De acordo com Alex, o filho pretende, com o dinheiro da venda, criar uma reserva natural no seu país para abrigar animais. “Ele tem um clube na escola onde começou a cuidar de animais e gostaria de continuar nesse sentido.”, informou o progenitor.


Fonte: Boas Notícias

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


ESQUILO VERMELHO

O esquilo-vermelho é tímido e possui a coloração da pele que varia de acordo com a estação do ano. No período de inverno é comum o tom avermelhado se tornar castanho. O animal alimenta-se de vegetais, principalmente de sementes. Cogumelos, fungos e ovos de aves também podem se tornar alimento para este animal.

Foto: Ray Eye


Matéria completa: Canal Azul TV

http://agroba.se/TefFIH

sábado, 1 de setembro de 2012


Seu corpo – que pode ser de cores claras ou escuras – é bem rígido e de pequeno porte. Sua cabeça é comumente confundida com sua calda justamente para despistar possíveis predadores. Na época de hibernação, o inverno, armazena gorduras na calda para passar tranquilamente este período.

Somente por sua aparência física, os sonolentos – como também são chamados – já são capazes de atrair muitos olhares. Porém, sua melhor característica fica escondida dentro de sua boca.

A língua azul brilhante é posta para fora quando o animal captura seus alimentos. Caramujos, insetos e flores – dentre outros – compõem sua dieta. Quanto à reprodução, as fêmeas dão à luz de 1 a 4 grandes filhotes. Esses permanecem com os pais durantes vários meses, e mesmo após se libertarem, ainda continuam por perto.


Foto: Benjamint


Fonte: Canal Azul TV

http://agroba.se/OMdPvT
Fêmea de orangotango é operada de catarata e vê os filhotes pela 1ª vez

Cirurgia da idosa Gober foi a primeira desse tipo em Sumatra, na Indonésia. A primata tinha o problema nos dois olhos e, por isso, não enxergava nada.

Foto: Binsar Bakkara/Arquivo AP

Matéria completa: G1

http://agroba.se/NBzN8d
Agora a conversa mudou de tom. Os pesquisadores conseguiram embutir uma rede tridimensional de fios em nano escala dentro do tecido humano - é a primeira vez que esse tipo de coisa é feita em 3D. A técnica utilizada permite ainda que as estruturas eletrônicas sejam da mesma escala de tamanho das conexões internas do nosso organismo: uma escala, acredite, muito, mas muito pequena.

Os grandes beneficiados com esses estudos devem ser as áreas de teste de remédios e a chamada medicina regenerativa, campo dedicado à substituição de células, tecidos e órgãos humanos para retomar as funções naturais do corpo.


Fonte: Revista Galileu

http://agroba.se/OLtqvP