quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CAMUFLANDO - SE!

Encontre a Euthalia aconthea...

photo credit: wohinauswandern

MOREIA-VERDE

Será que existe uma moreia-verde?
Parecida com uma cobra, o animal é escorregadio, com boca grande e míope

Muitos pescadores de beira de praia, mangue ou costão já deram de cara com a Caramuru ou Moréia-Verde. Com seu jeitão de cobra, escorregadio, boca grande e cheia de dentes, o Caramuru assusta um bocado. O divertido é que, em quase tudo, esse bicho “parece, mas não é...”.
Esta moreia, para começar, nem verde é! Sua cor verdadeira é azul, que combinada com bactérias amarelas presentes no muco que recobre sua pele (e a faz escorregadia), nos ilude e fica verde. Há exemplares marrons graças à presença de bactérias diferentes no muco. E não é cobra, mas peixe, da família Muraenidae, denominada cientificamente por Gymnothorax funebris. Sua mordida é venenosa? De forma nenhuma! O que ocorre é que, como qualquer ferimento causado por peixe marinho, infecciona rapidamente e pode causar febre, vômitos, um belo mal-estar enfim. Isso acontece porque nosso organismo não está preparado para combater bactérias de origem marinha e, até nosso corpo desenvolver defesas específicas e derrotar o invasor, a infecção acontece, ainda que localizada.

Como elas geralmente vivem dentro de tocas, só com a cabeça para fora, precisam bombear água para suas brânquias, para respirar e, assim, abrir e fechar a boca constantemente. Essa necessidade, junto com seus dentes expostos, dá uma má impressão...


Se considerarmos que esse bicho é míope, e pode confundir a palma de uma mão com um peixe (e morder), aí sim, todo mundo respeita a “serpente-marinha”! Outro fato interessante é que as moreias têm duas fases de vida: começa sua vida como larva, em forma de fita alongada; nesta idade não se alimenta, mas absorve nutrientes pela pele! Quando acontece a metamorfose, transforma-se em uma réplica do adulto, mas menor que a larva, acredite se quiser!


A moreia-verde ou caramuru pode chegar a 250 cm de comprimento e vive em frestas e tocas em regiões rochosas ou coralinas e mesmo entre raízes de mangue, até os 50 m de profundidade, desde a Florida e as Bermudas até Santa Catarina. Os adultos têm cor uniforme, de verde a marrom-esverdeada. Jovens de cor marrom muito escura a negra, com o queixo branco.


Foto: Alfredo Carvalho Filho


Fonte: Canal Azul TV

http://agroba.se/NLIrfO

IGUANA AZUL

Uma iguana azul aparece trocando de pele em um parque botânico das Ilhas Cayman, nas Antilhas. O animal recebeu o apelido de 'mordedor' ('biter', na tradução do inglês)

Foto: David McFadden/AP

Fonte: G1

http://agroba.se/NIvwuY

ORQUIDEA

Orquídea abelha - Ophrys apifera
Photo by Hans Hillewaert