domingo, 17 de junho de 2012

DIVISAO CELULAR (Mitose e Meiose)

Mitose e Meiose.

- Mitose:

A mitose e um processo de divisão celular no qual uma célula se divide em duas, produzindo duas células idênticas. A mitose se divide em 4 fases:

Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.



-Prófase: os cromossomos começam a se enrolar. Os nucléolos desaparecem gradativamente. No citoplasma, os centríolos migram para direções opostas. A carioteca se rompe e os cromossomos espalham-se pelo citoplasma.

-Metáfase: com o rompimento da carioteca, o centro da célula e ocupado por um conjunto de fibras, denominado aparelho mitótico. Os cromossomos unem-se aos pólos da célula por meio do aparelho mitótico. A seguir, ocorre a divisão do centrômero e a separação das cromátides, que passam a ser chamadas de cromossomos irmãos.

-Anáfase: as cromátides irmãs  se separam e unem-se aos pólos da célula por meio das fibras cromossômicas. Quando os cromossomos atingem os pólos da célula, termina a anáfase e começa a telófase.

-Telófase: as vesículas resultantes da fragmentação da carioteca começam a se concentrar em torno dos conjuntos cromossômicos, formando novas cariotecas. Os cromossomos se descondensam e os nucléolos reaparecem. As fibras do aparelho mitótico desaparecem e o citoplasma divide-se em dois.
  

- Meiose:

É um processo de divisão celular no qual uma célula diplóide da origem a células haplóides. Na meiose ocorrem duas divisões celulares consecutivas. A prófase da primeira divisão e longa e nela ocorrem fenômenos não observados em outros tipos de divisão celular.
A prófase da primeira divisão celular pode ser dividida em 5 fases:



-Leptóteno: começa a condensação dos cromossomos. Ao longo dos cromossomos nota-se a presença denominados cromômeros.

-Zigóteno: os cromossomos homólogos começam a se emparelhar, enquanto continuam a condensar.

-Paquíteno: nessa fase, cada cromossomo está constituído por duas cromátides. Cada par de cromossomos homólogo aparece como uma única estrutura e são denominados bivalentes. Cada cromossomo bivalente possui quatro cromátides. Nessa fase ou no zigóteno podem ocorrer quebras em cromátides homólogas. Um pedaço de uma cromátide se solda no pedaço da cromátide homóloga e vice-versa. Esse fenômeno é chamado de crossing-over ou permutação. A seguir, os cromossomos homólogos começam a se separar.

-Diplóteno: à medida que os cromossomos homólogos se separam, as cromátides homólogas se cruzam. O cruzamento das cromátides homólogas chama-se quiasma.

-Diacinese: os nucléolos desaparecem. A separação dos cromossomos homólogos continua e os quiasmas vão se deslocando em direção às extremidades dos cromossomos.

-Metáfase I: a carioteca se rompe e a região equatorial da célula passa a ser ocupada pelo aparelho ou fuso mitótico. Os cromossomos unem-se as fibras de pólos opostos. Os cromossomos se deslocam para os pólos da célula, sem que haja divisão dos centrômeros.

-Anáfase I: os cromossomos homólogos, com as cromátides unidas pelo centrômero, atingem os pólos da célula.

-Telófase: os cromossomos homólogos se descondensam, os nucléolos reaparecem e a carioteca se regenera. Aparecem dois novos núcleos nos pólos da célula e o fuso desaparece.

-Prófase II: os cromossomos tornam a se condensar e os nucléolos desaparecem. A carioteca rompe.

-Metáfase II: os cromossomos se espalham e migram para a zona equatorial da célula. O fuso acromático reaparece e os cromossomos unem-se às fibras do fuso.

-Anáfase II:  os centrômeros se dividem e as cromátides irmãs estão unidas as fibras de pólos opostos. Os cromossomos, constituídos por uma cromátide, migram para os pólos da célula.

-Telófase II: nos pólos de cada célula os cromossomos se desenrolam, os nucléolos reaparecem e as cariotecas se regeneram. o citoplasma se divide, originando duas células haplóides.


(TEXTO ADAPTADO POR MURILO VILLA)


Em casos de duvidas, deixe um comentario abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário